Faça a Diferença

"A luz da Esperança" 18. Jul, 2016


Olá,  quero dizer que é um enorme prazer estar aqui para mais um encontro semanal e de compartilhar  pensamentos para auxiliar em nossa busca por conhecimentos que possibilitam o bom crescimento.
 Sei que em meus primeiros escritos tenho explorado uma perspectiva um tanto negativa. Mas também é verdade que relatos assustadores ocorrem no mundo todo; homens matando covardemente seus semelhantes, crescimento do desemprego, violência, epidemias, fome, ... e por aí vai, e embora triste, é uma realidade apresentada abertamente nos noticiários.
 Li uma frase que diz:
"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa das pessoas más,  mas por causa daqueles que não fazem nada a respeito."
(Albert Einstein)

[...]

Partindo dessa realidade, mapear um "futuro não tão distante" inspiraria à "bons filmes de terror" e certamente pensamentos depressivos.
Mas...
...Ainda em dias assim;
Conta-se de uma garotinha que teria recebido duas maçãs.  A mãe da menina percebeu a euforia no rosto dela e quis lhe ensinar uma lição:
-Meu amor, vejo que ganhou duas maçãs,  não é mesmo?!
-Sim mamãe. Grandes e lindas!!
-São bem vermelhas, filha, e devem estar deliciosas!
-Acho que são as melhores maçãs do mundo inteiro mamãe!
-Bem, filha, você tem duas. O que acha de me dar uma?
A menina pareceu constrangida por um momento. Então rapidamente mordeu uma maçã e em seguida mordeu a outra. A mãe ficou indignada e já ia dar uma bronca quando a menina estendeu a mão e disse:
-Toma, mamãe.  Esta é a mais doce!

Oferecer o melhor é certamente característica do Amor, sentimento que se opõe ao egoismo. Embora esse último tenha ganhado muito espaço,  e seduzido a maioria das pessoas no planeta, eĺe não predomina unânime, pois ainda existe esperança.

Se por um lado tenho  destacado fatores negativos, (isso para que tivéssemos uma introdução evolutiva), agora, porém, iremos discutir pontos imprescindíveis para representarmos uma resistência.
O tema do próximo assunto; "Esperança ou pensamento positivo?"

Wagner do Carmo.


"O Caráter dá o Crescimento"                                                   11. Jul, 2016

Em continuidade ao artigo anterior, "Crescemos para o suicídio", importa esclarecer que não me amparei em teorias hipotéticas, mas em fatos. E contra fatos não existem argumentos.
Estamos nos expandindo em grande velocidade, ocupando espaço como nunca antes se viu, mas isso não caracteriza a evolução, isso é simplesmente multiplicação. 
Considere o fato do homem habitar um planeta que lhe fornece o suprimento necessário para a manutenção da vida, e devido a ganância e egoísmo,  ele tem ultrapassado os limites de tempo e espaço na descontrolada extração de recursos naturais de seu habitat,  destruindo sua sustentabilidade.
Penso que são essas, características de um retrocesso na qualidade de vida e desenvolvimento. 
Dessa forma, a humanidade não estaria progredindo como teoricamente aparenta. Note que a frase; "avanço da humanidade" se refere a avanços pertencentes à humanidade, ou que procede da mesma, tal como a ciência e a tecnologia terem sido aprimoradas. Isso não qualifica o homem como avançado, esse apenas tem dado continuação a um processo anteriormente iniciado.
Entendo que o homem se diferencia por ser um ser pensante ponderado pelo caráter. E sejamos francos, nesse ponto a humanidade tem regredido consideravelmente, ignorando princípios para alcançar seu objetivo.
Dentro disso, se apresenta o homem escravizado por seus desejos egoístas, passando por cima de qualquer conceito moral, e isso é qualquer coisa, menos sinônimo de melhorias.
Não quero dar amparo para teorias de conspiração ou mortes premeditadas por "controle de natalidade" (digo isso pela rápida propagação da humanidade), mas quero enfatizar que uma sociedade só se desenvolve positivamente se estiver amparada por preceitos morais, que reformem significativamente o caráter do homem para darem crédito a verdade e valorizarem o que realmente importa.
No entanto, veremos que; a liberdade foi substituída pela libertinagem, e o homem tem tornado subjetiva a principal característica da realidade; a VERDADE.
Para nosso próximo encontro, mantenho a pergunta;
-Existe alguma esperança?
Ainda acrescento;
-O que é e onde está a verdade?

Wagner do Carmo.



Para dar sequencia ao trabalho que desenvolvemos com o Autor Wagner do Carmo.











3. Jul, 2016
No primeiro século da era cristã, a população do mundo oscilava entre 200 e 300 milhões. No século 17, chegou a 500 milhões. Em 1804, com o rápido crescimento demográfico, deu um salto para 1bilhão. Em 1927, cravou 2 bilhões; em 1960, 3 bilhões e 4 bi em 1974. Em 1987, 5 bilhões; em 1999, 6 bilhões e hoje fazemos parte da assustadora marca de 7 bilhões de habitantes.
Perceba que se o mundo levou 123 anos para ir de 1 bilhão para 2 bilhões, foi preciso somente 12 anos para ir de 5 bilhões para 6 bi.
A estimativa é que cheguemos à 8 bilhões em 2025, 9bi em 2040 e 10 bilhões em 2060.
Não podemos esquecer que não são apenas números, estamos falando de pessoas como você e eu, seres que pensam, amam e sofrem.
Considerando que hoje  somos 7 bilhões de pessoas que habitam um planeta que não se expande geograficamente, eu pergunto;
- onde viverá o homem daqui uns 50 ou 100 anos?
Você já imaginou como seria 18 pessoas morando numa casa onde hoje moram apenas 4?
 E não podemos esquecer da "evolução" tecnológica, mas isso é assunto pra uma outra longa conversa. Por hora devo dizer que sem a tecnologia, você não estaria lendo essas frases que a pouco eu escrevi, mas não posso encobrir o fato de que influenciado pela mesma, hoje é raro conseguir conversar com um jovem que olhe nos olhos...
Hoje mesmo, uma psicologa me testemunhou que outro dia em seu consultório, para conversar com um jovem em tratamento, ela pediu seu whats app para poderem conversar , estando os dois na mesma sala.
Trágico ou cômico, é verdade, e também podemos falar de outros dado numéricos, mas o resultado real não é nada animador (estatisticamente falando).
Enquanto o modismo, ou as tradições, e digo até a "evolução", trilham o caminho onde cegamente a humanidade tem baixado a cabeça e silenciosamente caminhado, poucas pessoas são despertadas pra uma realidade entristecedora, quanto ao restante da humanidade, a de que se está (o homem) caminhando rumo ao precipício. E não me fixo apenas nos aspectos morais, qual ainda falaremos, mas me refiro literalmente a luta por espaço, seja ele físico, profissional ou qualquer outro setor.
E se tem uma coisa que o homem sabe fazer muito bem é guerrear, lutar, seja por poder, quanto mais por sobrevivência.
Em casa o filho mais novo busca pelo carisma ou mimo, que os pais tomem partido por ele, já a irmã mais velha exige o respeito ou obediência por ser a mais velha.
Somos bons em brigar.
Agora some isso a com um perigoso sentimento que a sociedade nos isentiva, forçosamente, a alimentarmos, o orgulho; e pronto!
Temos uma geração autodestrutiva de olhos voluntariamente fechados.
Crescendo rapidamente para o suicídio esta o que bilhões de pessoas chamam de avanço global.
Para o nosso próximo encontro eu deixo uma pergunta;
- Existe alguma esperança?

Wagner do Carmo.






5 comentários:

  1. Amigo Wagner, como falamos segue aqui nossa nova proposta.
    Como maiores realizações vem maiores implicações.

    Parabéns pela suas realizações e que nosso trabalho desenvolva mais e mais pessoas agora quem sabe mundo a fora

    ResponderExcluir
  2. Gosto da ideia de não termos que ter limites nas nossas aspirações.
    Por isso ainda devendo fortemente alguns ideais, talvez errôneos.
    Me refiro a ter dito que não estamos avançando.
    Onde estaríamos sem discórdia e sem falta de caráter.
    Provavelmente com mais amor no coração.
    Concordo, mas quem sabe ainda hoje estaríamos em uma choupana na idade media.
    Penso no bem e tenho valores fortes pelos mesmos, podes ter certeza.
    Mas é histórico que: O caos trás o progresso.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem,... É interessante sim a ideia de não se ter limites, mas tal pensamento pode nos colocar em contradição, [quando generalizada], uma vez que somos, nós seres humanos, um ser visivelmente limitado. Poderíamos enumerar os fatos que evidenciam essa afirmação, um exemplo é o sono, ninguém pode ultrapassar o limite físico ficando acordado 24 horas por dia durante 7 dias por semana... mas ao estipular metas é sempre muito bom e ao precisamos de limites para nos motivar, ...
    Quanto ao processo que nos tirou da choupana da idade média, não é mérito do caos, mas da inteligência bem aproveitada do homem quando visa o bem coletivo isso é crescimento aproveitável, por exemplo, embora as pessoas se precipitem a dizer que o cientista Alexander Graham Bell teria inventado o telefone, a realidade apresente que ele usou a ideia inventada pelo italiano Antonio Meucci, e desenvolveu a companhia telefônica. exemplos como esse temos pra lâmpada, eletricidade, e muitas outras idéias que foram sendo aprimoradas, mas seus idealizadores pensavam no melhor pro bem coletivo e eram cada um HOMENS MODERNOS, mesmo em seu tempo/época. Hoje é fácil identificar o mau uso dessas ideais e criações, não tem sido proporcionado o bem coletivo, mas, quase um cada um por si, e é nesse ponto que me refiro que o homem regrediu ao invés de progredir.

    Wagner do Carmo

    ResponderExcluir
  4. Vejo que embora nas ciências o homem tenha progredido, moralmente tem regredido... assim então, pondo numa balança, a moralidade x a ciência, o que definiria o avanço da humanidade? Seu carater ou sua tecnologia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo assuntos diferentes, porém nesta nossa discussão creio que o uso de um deveria melhorar o outro. Se temos uma tecnologia devemos fazer, é usa lá para construir uma nova geração de caráter.

      Excluir