segunda-feira, 25 de julho de 2016

"Esperança ou Pensamento Positivo"

Seria a Esperança o mesmo que Pensamento Positivo?
"O pesquisador norte-americano Charles S. Snyder, autor do livro -A Psicologia da Esperança- (The Psychology Hope) lançado em 1994, entende a Esperança como uma ideia motivacional que possibilita a uma pessoa acreditar em resultados positivos para suas metas e aspirações.  Segundo ele, a pessoa que tem esperança consegue desenvolver estratégias de vida e de sobrevivência de forma mais eficaz e reúne motivações para colocá-las em prática.
Na área da saúde, as pesquisas têm mostrado que o sentimento de esperança exerce grande influência em eliminar e reduzir problemas físicos e psicológicos antes de eles acontecerem. Ou seja, o sistema imunológico e hormonal de uma pessoa cheia de esperança é mais eficaz. As pesquisas de Snyder comprovam que a esperança ajuda o indivíduo a reagir positivamente em casos de doenças e lesões.  Essas pessoas são mais fortes em tolerar a dor. O psicólogo comprovou que os portadores de esperança têm mais capacidade ou habilidade adaptativa para resolver seus problemas. A esperança realmente tem poder.
[...] Mas para muitos pesquisadores, a esperança é apenas uma questão de Pensamento Positivo; algo que nós mesmos produzimos. (Isso ocorre quando se ignora a origem e o mecanismo geral dessa emoção)
No entanto, essa visão limitada da esperança tende a ser superada com os estudos de Anthony Scioli, professor de psicologia do Keene State College, em Hampshire, nos Estados Unidos. Desde o final dos anos 1990, ele tem estudado a esperança cientificamente e demonstrado sua forte dimensão espiritual e religiosa. Scioli comprovou que a esperança está ligada a virtudes como paciência, gratidão, amor e fé. E essas são virtudes originalmente bíblicas. O pesquisador afirma que a esperança não estabelece vínculo só com o próximo,  mas sobretudo com um Ser superior, ou seja, com Deus. Isso nos mostra que a verdadeira esperança é diferente de otimismo e pensamento positivo. Ela liga a pessoa a um Deus que é pessoal que é fonte de poder.
[...] A palavra esperança existe na maioria dos idiomas,  o que sugere que nenhuma cultura consegue viver sem esperança.  Na Bíblia ela é usada mais de 100 vezes e o que chama atenção é que a esperança bíblica não é fruto do pensamento positivo. Não é algo que as pessoas têm em sim mesmas nem uma força especial que alguns recebem ao nascer. A esperança é algo que as pessoas desenvolvem em sua relação com Deus." (Ivan Saraiva - Esperança Viva - pág 7 e 8).
 Acho interessante a facilidade que tem a ciência em se contradizer quando aborda devidos assuntos contrariando a Bíblia e seus ensinamentos.
Quantas vezes teorias cientificas são derrubadas por outras teorias, também científicas, apenas para estas últimas,  mais tarde, também se demonstrarem equivocadas? Isso é próprio do método científico.  A verdade de hoje pode não ser a verdade de amanhã.
Sabe o que é isso? Verdade relativa.
Não é errado estimular a ciência em todas as áreas da vida, mas depositar a confiança em sabedoria auto-suficiente, que diga-se de passagem, tem argumentações inconstantes e contraditórias, colocando-a acima da própria verdade, ... isso é perigoso...
Assim eu vejo que devemos ter Esperança,  justamente porque o mundo não nos apresenta motivo algum pra que a tenhamos... e a verdade, não é relativa.

O que então, realmente é verdade??
Bom, isso discutirei na próxima semana, até lá. . .


Wagner do Carmo.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. não ter esperança é viver por viver , sem rasão motivação mesmo nesse mundo conturbado cheio de injustica dor e sofrimento , devemos ter esperança e acreditar q/ o ser humano ainda pode mudar , para melhorar pois só JESUS nos da a alegria de viver e no momento q/ nos apaixonamos p/ ele ai é a grande diferença e a maior esperança q/ temos {alegria de viver ]

    ResponderExcluir