sábado, 30 de julho de 2016

É garantido! Elogiar trás progresso.

Quem não conhece, ou tem um funcionário, um colega reclamão?
É típico encontrarmos nas organizações vários tipos de reclamões, dado o estilo de vida, ou até mesmo a criação. Mas o principal motivo é o STRESS, temos sempre algo faltando, o tempo acabando. Isso normalmente somado a concorrência nos apertando com preço ou qualidade diferenciada.
 Como não estressar? Quase impossível. Porem não pode se deixar este assumir um papel significativo.

Mas como saber o papel do Stress?


Gosto da ideia de que se o stress esta nos afastando da empresa ele está perigoso. Mas não no sentido literal, por exemplo, se você começa a passar uma pressão negativa sobre a organização ou até mesmo sobre um setor ou equipe comece a preocupar se.
Nota se então algumas caras emburradas, ou pequenas rusgas aparecem, pois normalmente a cultura é top down. Para evitar a proliferação de carrancas e de pessimistas deve se trancar os problemas, e soltar os elogios. Criando a uma filosofia similar a narrada por Twentier (1997) em O poder do elogio: “Descuidem de todo mundo, menos um do outro.”.
Construir a cultura do elogio previne muito problemas, pois um motivo significativo do desinteresse dos colaboradores é a falta de reconhecimento.
A troca deste cenário tende a ser mais rápida que imaginamos segundo Twentier “[...] uma pratica  muito criativa, que consistia na obrigação de retribuir uma cortesia com outra[...]”
O que é inusitado nesta situação é que não há habito de receber o elogio, é muito comum que haja preconceito por alguns dos colaboradores, pequenas investidas contra os elogiados, como: “taci – ta se achando” ou “sissi – se sentindo”.
Mas o pior é que até a cultura difundir, a recepção desde gera insegurança. Por isso deve se ponderar muito bem os quesitos para os elogios, evitando assim situações vexatórias.

Existirá um momento que o clima organizacional estará tomado de cortesias e gentilezas. Ouvirá se:
- Tenha um bom dia - de verdade.
E nos momentos oportunos perceberá que os gestores irão enaltecer sua equipe, e esta retornará a eles e a organização compreendendo que o seu papel de dar condições a eles é fundamental para o êxito das metas e objetivos.


Com uma boa base de elogios. 


Os colaboradores não se inflaram excessivamente, bem ao contrario manterão o máximo de atenção para não dar a impressão de que foi um engano, ou melhor, não se ssentirão merecedores do elogio recebido.
Ainda terá a porta aberta para usar o elogio ao invés da tão temida critica. Há um trecho de O poder do elogio, que narra:
                                                                  “[...] estudo sbre funcionários cronicamente atrasados indicou 
                                                                  que elogiar sua pontualidade infrequente provou 
                                                                  ser mais eficaz do que do que reclamar de seus atrasos.”(Twentier, 1997, p117) 

Deve se escolher que tipo de gestor será. Antiquado reclamão, ou bem sucedido e bem quisto.
Hoje com as tantas necessidades de melhoria continua, de mão de obra qualificada escassa é de suma importância ter se a equipe estratégica e tática alinhadas.  
Perceba que se sua equipe gerar menos problemas, consequentemente tem se um tópico a menos de stress para controlar. Sobrará mais tempo para o Eu gestor inovar, e por consequência, quem sabe, até prosperar mais.


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