segunda-feira, 8 de agosto de 2016

"A Verdade Absoluta"

O que lhe vem a mente quando você ouve a palavra VERDADE?
Se a primeira coisa que você pensou foi "DEPENDE", cuidado! É possível que você tenha aceitado que essa palavra seja mais complexa do que realmente ela é.
Talvez você nunca tenha se questionado sobre o real significado dessa palavra e, quem sabe, pra você a verdade seja simplesmente o oposto de mentira. E nisso, meu amigo (a), eu concordo com você.
A VERDADE é sim simples! Também é clara, real e absoluta.
A VERDADE é simples porque é real, independentemente de circunstâncias ou interpretações.
Objetiva; porque diretamente aponta para o alvo, com a finalidade de revelar a realidade.
Clara; quando, uma vez conhecida, a verdade evidencia a mentira com autoridade que tem a luz sobre a escuridão, tornando a realidade clara como a luz do meio dia.
E absoluta, justamente por ser verdade, ora, se a VERDADE é relativa, já não é VERDADE. Se a verdade é relativa, já então,  não é certo afirmar que a terra é redonda...
O que seria da forma geométrica do nosso planeta se a verdade dependesse do entendimento de cada um? Por exemplo; (hipoteticamente falando)
Eu acredito que a terra é chata (como uma panqueca) mas, você entende que a terra seja oval... acaso seria possível a realidade se adaptar segundo o nosso entendimento para que estivéssemos ambos, na VERDADE? 
A ideia de ser RELATIVA a verdade, consiste basicamente em afirmar que a VERDADE é mutável, uma vez que dependa da interpretação de cada um.
Mas ...O que é RELATIVIDADE?

"Coloque sua mão sobre o fogão aceso por um minuto, e parecerá uma hora, Sente-se ao lado de uma garota bonita por uma hora, e parecerá um minuto. Isso é relatividade." (Albert Einstein)

Perceba que Einstein evidencia a verdade em sua afirmação ao comentar que o tempo real parece alterado.
"...por um minuto, e parecerá uma hora..."
O fato do tempo PARECER prolongado aponta falsa impressão, ou seja, mentira. Pois o tempo estipulado é um minuto, e independente das circunstâncias, um minuto, ainda é sessenta segundos e isso, é verdade absoluta.
A VERDADE é a principal característica da realidade.
Como característica qualitativa da realidade,  a verdade não pode ser subjetiva, ela não depende da opinião própria de cada um.
"A Terra é redonda!"
Não importa onde você for, essa afirmação é verdade absoluta. E mesmo que alguém pondere, não muda o fato de ser verdade. 
Ao descobrirem a real forma geométrica do planeta, a Terra não passou a ser redonda, apenas se descobriu a realidade que a mentira/ignorância antes ocultavam. E como eu digo, uma vez descoberta a verdade torna-se impossível ocultá-la, ainda que alguns a ignorem...
Ignorar a verdade não muda o fato de ser verdade, mas se não a conhecermos, como poderíamos escolher não aceitá-la...
Se a verdade fosse mesmo relativa, teríamos outras opções para não aceitarmos a mentira.
Certa vez alguém disse:
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8:32)
Importa sabermos que Jesus não se refere a verdade como sendo relativa, mas, absoluta, objetiva...
A verdade nos liberta principalmente da mentira, e isso facilita a compreensão quanto a dois caminhos  opostos, verdade ou mentira, nunca um meio termo.
Conhecer a verdade também nos liberta para escolhermos aceitá-la ou não,  isso só se dá mediante o conhecimento.
Enfim a VERDADE é simples, e oposta à mentira. Qualquer coisa que se introduza entre esses dois caminhos é para confundir! Como uma tentativa de ofuscar a  realidade,  tornando-a em algo que ela (a verdade) não é, complicada, relativa e subjetiva.
Quando se trata de interpretação,  aí já não é verdade, mas entendimento. E isso é assunto pra outra ocasião. 
A pouco eu usei uma citação Bíblica e acho interessante conversarmos a VERDADE sobre a existência de Deus. 

Pra você,  Deus Existe?
Sua resposta é mesmo verdade? E se for diferente da minha resposta, poderíamos nós dois estarmos certos, ambos teríamos a verdade???
Te espero semana que vem...

Wagner do Carmo

8 comentários:

  1. Surpreendente este texto, eu particularmente nunca havia me perguntado sobre as maneiras de ver a verdade.
    Mas sempre defendi a ideia de que cada um tem seu ponto de vista.
    Estamos entrando em uma area polêmica, novamente.
    Parabens pelo ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. Quanto a pontos de vista a verdade é relativa pois cada um tem a sua verdade. É preciso considerar todos os pontos de vista para se chegar a verdade absoluta de todos eles. A verdade é relativa quando digo que gosto de algo (essa é a minha verdade) e outro dirá que não gosta da mesma coisa (essa é a verdade dele), nesse caso a verdade é relativa. Mas esse algo que eu gosto e o outro não gosta pode ser uma coisa boa em si ou não e essa será a verdade absoluta. Ao considerarmos a verdade absoluta no sentido religioso precisamos eliminar os pontos de vista relativos para que verdade absoluta seja revelada.

    ResponderExcluir
  3. Ineresante...
    Agora pergunto;
    A realidade depende do gosto de cada um?
    Vejamos; "você gosta de inverno, e eu gosto de verão..." (hipótese), -será que isso prova qud você tem a sua verdade e eu tenho a minha verdade? Nesse caso, onde fica a realidade?
    A verdade nao está no gosto de cada um, no caso acima citado, a verdade consiste em apresentara realidade de que temos diferenças.
    A verdade é que temos diferenças. Mas não significa que nossos "diferentes gostos" sejam verdade.
    "É VERDADE que gosto do verão! "
    A verdade é que tenho o meu gosto mas não a minha verdade.
    A verdade nao pertence a cada um, tão pouco se limita a sentimentos ou opiniões, do contrário, a verdade seria contraditória, contrariando a si mesma, pelo gosto de cada um. E assim, já nao é verdade.
    VERDADE É SIMPLESMENTE VERDADE!

    ResponderExcluir
  4. Texto contundente, amigão! Obrigado por compartilhá-lo. Vejo a VERDADE como a palavra que descreve, resumidamente, a manifestação fiel da REALIDADE. Quando considero uma definição subjetiva desta, então já não estou mais expressando a verdade, mas imprimindo preferências. Reflitamos: o mesmo Sol que derrete a cera endurece o barro.

    ResponderExcluir
  5. De acordo com os sentidos e as experiências o meu cérebro compreende a realidade. E qual é a realidade do cego que não possui a visão? Qual é a realidade do surdo porque também lhe falta um sentido? Vide o Mito da Caverna de Platão e verá que a realidade se monta de acordo com as nossas limitações, e que o mundo em que vivemos só nos apresenta ilusões do que pensamos ser a realidade. O termo "absoluto" não se encaixa na palavra verdade, não que ela não possa ser, mas os nossos limites não nos permitem ver a verdade como uma única. E sobre Deus? Verás várias verdades: uma força, uma energia, um ancião barbudo, Jesus é Deus e por aí vai. Qual destes é a tua verdade? Relativa? Absoluta? Não é uma questão de opinião ou preferência. Ela forma-se pela experiência.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de ouvir, quero dizer, ler, pensamentos que expressam amparos para suporte.
    Interessante quantas diferenças podem ter seres daesma espécie. E isso confirma o que falei, "é VERDADE que somos diferentes,..."
    Agora penso;
    será que a realidade se molda de acordo com nossas limitações?
    Por mais interessante que seja, não vejo amparo lógico/racional ainda que a circunstância ALTERE A PERCEPCAO DA REALIDADE, não muda a verdade própriamente dita.
    Usamos o exemplo de um CEGO, ainda que limitado, ele vive! Bem, diferente sim de uma pessoa com visão, notemos que a circunstância não muda a realidade, mas a percepçao da mesma, por exemplo; -ele caminha, respira... Ainda que não possa ver, a realidade nao altera, o chão está lá pra ele pisar e o ar enche seus pulmões... isso é verdade e nao muda pelo fato dele não ver.
    Também nós, ao meio dia nao podemos ver as estrelas, mas nao saigmifica que nao estejam lá, nossa LIMITADA visão nao altera a realidade de que elas estão lá.
    Quanto a fonte dessa teoria; ...PLATÃO.
    Por mais respeitado que possa ser esse nome, a mim não acrescenta em nada. Uma vez que alguém que ensina de maneira muito inteligente como tornar a mentira uma tradição enrraizada no entendimeto do homem, não merece credibilidade, tão pouco ser referência para verassidade de importâncias tão relevantes quanto a verdade.
    Mais uma vez afirmo, VERDADE é uma coisa e ENTENDIMENTO é outra...

    Wagner do Carmo

    ResponderExcluir